Noticias que podem virar tema de Redação 2014!

Como sabemos as bancas examinadoras dos vestibulares costumam propor para a redação, temas que estejam circulando nas mídias de comunicação.

Podemos notar que alguns vestibulares como o Enem, preferem temas que se relacionem com a sociedade Brasileira, e não costumam repetir as propostas periodicamente, é o que aconteceu na proposta 2012 (quando a grande aposta do tema ficou com o Rio +20), muitos cursinhos e estudantes se aprofundaram bastante no tema e como ele poderia ser abordado na proposta da dita-cuja redação, mas não levaram em conta os temas que já foram  empregados nas provas anteriores em 2001 o tema da redação abordou o tema meio ambiente justamente no mesmo ponto de discussão da Rio +20: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?. Temas relacionados com o meio ambiente na proposta do Enem são os mas frequentes (foram abordados 2 vezes em um período de 7 anos) e por isso foram pegos de surpresa na proposta de 2012: O Movimento Imigratório Para o Brasil No Século XXI.

Tal tema ficou em evidência na mídia Brasileira no primeiro semestre do ano com a volta de muitos brasileiros ao país, e a chegada de muitos estrangeiros, em busca de emprego causada pela crise financeira mundial e a vinda dos refugiados Haitianos  causada pelo terremoto e pela guerra civil na qual o país se encontra, chamaram a atenção da banca que organiza o Enem e dos estudantes mas atentos e fazendo uma pequena pesquisa pude notar que os temas da redação do Enem estão na mídia entre os períodos de dezembro do ano da ultima realização e agosto do próximo ano de realização da prova, com um intervalo para a inscrição dos candidatos, a impressão e distribuição das provas.

E por este motivo estarei ao longo do ano relacionando algumas notícias  que podem virar tema da redação de vestibulares para 2014.

Mas Primeiro a relação das propostas de redação  do Enem:

2012
Movimento imigratório para o Brasil no século XXI.

2011
Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado.

2010
O trabalho na construção da dignidade humana.

2009
O indivíduo frente à ética nacional

2008
Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar

2007
O desafio de se conviver com as diferenças

2006
O poder de transformação da leitura

2005
O trabalho infantil na sociedade brasileira

2004
Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação

2003
A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo

2002
O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

2001
Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2000
Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional

1999
Cidadania e participação social

1998
Viver e aprender

Podem Virar tema de redação 2014

Morre jovem indiana que sofreu estupro coletivo em ônibus

DE SÃO PAULO
DA ASSOCIATED PRESS

Morreu a universitária indiana de 23 anos que sofreu um estupro coletivo em um ônibus da capital daquele país, Nova Déli. A informação foi confirmada pelo hospital Mount Elizabeth, de Cingapura, onde ela estava internada desde quarta (27).

Mais cedo, o hospital já havia dito que a vítima sofrera danos cerebrais graves e apresentava sinais de falência de órgãos.

Em comunicado, o hospital afirmou que os ferimentos provocaram a piora no estado de saúde da jovem nos últimos dois dias, mas que ela não resistiu e acabou morrendo às 4h45 de sábado (horário de Cingapura).

O crime aconteceu no último dia 16. A estudante de medicina foi espancada, estuprada e jogada de um ônibus em movimento, na capital indiana. Ela passou por três cirurgias abdominais, na Índia, antes de ser encaminhada a Cingapura pelo próprio governo indiano, para receber tratamento especializado.

A universitária nunca foi oficialmente identificada. Alguns veículos de mídia indianos, porém, a chamam de “tesouro”.

Grande parte dos estupros e crimes sexuais que ocorrem na Índia nunca chegam a ser reportados ou punidos, conforme ativistas dos direitos das mulheres, mas a brutalidade desse caso provocou comoção pública e levou a uma série de protestos.

OUTRO CASO

Também nesta sexta, a polícia informou que prendeu três suspeitos de envolvimento no estupro uma adolescente no distrito de Patiala, na região de Punjab, no norte do país. Ela se suicidou na quarta (26), bebendo veneno.

Ela disse ter sido atacada no dia 13 de novembro, durante o festival indu de Diwali. Duas semanas depois, registrou ocorrência na polícia, mas a família diz que a jovem foi assediada durante o depoimento e obrigada a responder perguntas constrangedoras.

O caso que veio à tona nesta sexta aumenta a polêmica sobre o tratamento dos casos de estupro na Índia, que provocaram protestos violentos nos últimos dez dias. Nos últimos 40 anos, o número de denúncias de mulheres violentadas à polícia subiu dez vezes, saindo de 2.487 em 1971 para 24.206 no ano passado.

REPRESSÃO

O governo indiano deve passar a publicar nomes, fotos e endereços de homens condenados por estupro para envergonhá-los publicamente em uma nova campanha para tentar conter este tipo de crime, informou o vice-ministro do Interior, Ratanjit Pratap Narain Singh.

“Nós estamos planejando começar [a campanha] em Déli”, disse Singh horas após o primeiro-ministro Manmohan Singh ter declarado que as mulheres estavam sendo tratadas de forma injusta na Índia.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1207752-morre-jovem-indiana-que-sofreu-estupro-coletivo-em-onibus.shtml

A noticia a cima pode  se abordada de diversas maneiras e a melhor maneira de desenvolver uma opinião critica sobre o assunto é desenvolver então façam uma redação sobre a noticia depois leia a sua redação em voz alta e veja se lhe passa a sua opinião com clareza, se não se sentir esclarecido o suficiente faça algumas alterações no texto e tente novamente.

About these ads

Sobre pontodeestudos

Estudante do segundo ano do ensino médio, que resolveu estudar para os mais variados vestibulares do pais, e conta com a sua participação para ajuda-lo, e tambem fazer com que novos jovens se enteressem pelos estudos.

Publicado em dezembro 31, 2012, em Propostas de Redação e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Não deixe de participar, Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: